Novo instituto quer apoiar 20 instituições de Curitiba e região em 2022

0

Iniciativas solidárias têm sido o socorro de muitas pessoas com pouca ou nenhuma condição financeira — Instituto Haroldo Jacobovicz planeja atuar nesse sentido, aliando tecnologia, inovação e educação.

A situação atual do Brasil e do mundo diante da pandemia de Covid-19 tem motivado muitas pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, a incrementarem suas iniciativas solidárias nos últimos dois anos. Muitas vezes, é em cenários como esse que se consolidam alguns projetos — como é o caso do que que vai ser chamado de Instituto Haroldo Jacobovicz (IHJ).

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em setembro, a crise sanitária afetou todos os países do mundo, contudo, os impactos foram maiores nas nações com maior desigualdade econômica — como o Brasil, por exemplo. Segundo a publicação, a pandemia “atinge sobretudo a população em situação de maior fragilidade quanto ao desenvolvimento humano”, o que torna ainda mais evidentes as diferenças de acesso a importantes recursos, como: rede de proteção social, serviços públicos de saúde, acesso ao emprego e à renda e moradia adequada.

O documento da ONU também pontuou que uma recuperação eficaz nesse sentido “dependerá de esforços conjuntos para fortalecer os sistemas de saúde, reforçar a proteção social, criar oportunidades econômicas, ampliar a colaboração multilateral e promover a coesão social”.

A criação do IHJ é uma das respostas à atual conjuntura do país. A iniciativa é do engenheiro civil, empresário e investidor curitibano, Haroldo Jacobovicz, que há mais de 30 anos atua no segmento de tecnologia. Em fase final de estruturação, o Instituto vai ter orçamento próprio, equipe dedicada e foco em questões sociais. A meta inicial do projeto é conseguir manter pelo menos 20 instituições beneficiadas já no ano que vem.

            O Instituto Haroldo Jacobovicz, no entanto, também faz parte de um projeto pessoal de vida do seu idealizador.

Ao completar 60 anos de idade este ano, Haroldo resolveu preparar o próximo passo para garantir a continuidade mais estruturada das ações filantrópicas que já realiza — em 2021, as doações foram voltadas para creches, lares para idosos, associações de proteção animal, instituições e campanhas de tratamento e prevenção do câncer infanto-juvenil e adulto, hospitais, pessoas com deficiência e população em situação de rua.

Por meio do IHJ, “as ações que sempre fizemos ao longo dos anos em nome da família serão fortalecidas, e queremos também nos aproximar mais das instituições beneficiadas”, salientou o engenheiro civil e investidor curitibano. Na constituição do Instituto, ele vai responder como diretor-presidente da iniciativa. O plano é manter as ações já desenvolvidas pela família, e identificar novas frentes de atuação, possivelmente criando um projeto proprietário conectado à tecnologia, inovação e educação.

“Aprendi cedo que para alcançar sucesso individual é fundamental contribuir com o bem-estar coletivo de alguma forma”, afirmou Haroldo. A vocação para a filantropia é transmitida de geração em geração e é um dos legados que o empresário quer deixar para suas filhas e netos.

O foco da família, no entanto, é mais do que promover ações pontuais — em datas comemorativas, por exemplo, como Natal, Dia das Crianças, Páscoa e Dia das Mães; e em campanhas específicas — mas, também, firmar parcerias duradouras com as instituições apoiadas.

Com o Instituto Haroldo Jacobovicz, a ideia é, justamente, fortalecer as ações que já são realizadas pelo grupo familiar, bem como apoiar outras iniciativas solidárias. Um dos objetivos do projeto é criar um calendário anual estruturado e cumpri-lo em conformidade com os protocolos de distanciamento social e higienização preconizados pelo Ministério da Saúde, considerando que ainda precisam ser tomados todos os cuidados por conta da pandemia.

Atualmente, recebem doações e apoio da família Jacobovicz as entidades de Curitiba (PR) e região, como o Hospital Erasto Gaertner, a Associação Amigo Animal, a Associação Israelita de Beneficência Beit Chabad e a Sociedade Protetora dos Animais. A previsão é de que o IHJ passe a ser administrado pelos Jacobovicz a partir de 2022.

Valores corporativos

Referência em soluções aplicadas a sistemas de gestão, os empreendimentos de Haroldo Jacobovicz — que é membro do Conselho de Administração da Horizons Telecom, operadora de telecomunicações fundada por ele em 2010; e CEO do grupo e-Governe, de softwares de gestão, composto por Minauro, Sisteplan e Consultpromovem — promovem a transformação digital da sociedade por meio da tecnologia, mas também têm como premissa básica criar o melhor ambiente de trabalho possível aos seus colaboradores.

Nesse sentido, há atenção especial em diversas frentes, tais como:

  • Dependências físicas;
  • Funcionalidade e paisagismo dos espaços de trabalho;
  • Manutenção de infraestrutura e equipamentos;
  • Cuidados em relação à transmissão da Covid-19;
  • Disponibilização de pacote de benefícios e de plano de saúde integral;
  • Apoio financeiro aos estudos

Além do zelo com momentos de fragilidade ou particulares de cada colaborador (aniversário, nascimento de um filho, perda de um ente querido, etc.).

“Estou no ramo da tecnologia que é a base da transformação global e quero ver essa mudança acontecer também por meio de ações sociais para deixar como legado um mundo melhor”, frisou o engenheiro civil e investidor curitibano.

Haroldo Jacobovicz também está na linha de frente de um novo empreendimento digital, ainda sigiloso, mas com potencial para favorecer a inclusão social e a igualdade de condições no campo da educação e do trabalho.

Related Posts

Haroldo Jacobovicz 2024 © All Right Reserved