Haroldo Jacobovicz (Curitiba, 27/08/1961) é engenheiro civil, empresário e investidor brasileiro. Filho dos engenheiros civis paranaenses Alfredo e Sarita, é o mais velho de quatro irmãos homens. Casado com Sarita Zlotnik em 1986, é pai da engenheira de produção Karina e da advogada Valéria.
Cursou o Primário (Educação Infantil), no Colégio Stella Maris; Ginásio e Segundo Grau (Ensino Fundamental e Médio) no Colégio Militar quando era exclusivo para meninos. Voltado a academias e institutos como o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), o colégio fortaleceu sua vocação para as ciências exatas e a tecnologia.
Imbuído dos valores de disciplina, ordem, respeito e espírito de equipe presentes na filosofia militar, começou Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná em 1979. Formou-se em julho de 1983 e antes de empunhar o diploma, criou sua primeira empresa – a Microsystem. Em parceria com três amigos da área de informática, atenderia lojas, farmácias e supermercados com automação. Em um ano, a empresa fechou por falta de clientes.
Em meados de 1985, foi selecionado entre mais de 200 engenheiros para o time da Esso, atual Exxon Mobil Corporation, multinacional americana de distribuição de petróleo. Começou como vendedor reserva, passou a analista de mercado na Região Sul até assumir a posição responsável por táticas comerciais e de novos negócios em território nacional, transferido para a matriz, no Rio de Janeiro.
Em 1986 retornou à Curitiba para atuar na Hidrelétrica de Itaipu, como assessor da Diretoria Técnica. Em 1990, voltou a empreender com a empresa Minauro, de locação e manutenção de computadores.
Pioneiro no setor público, o modelo de contratos de quatro anos com troca das máquinas a cada 18 meses, incluindo a manutenção e posterior instalação de sistemas, venceu licitações de prefeituras em diferentes regiões. Criada há 30 anos, a lógica continua vigente no Brasil. Adquiriu empresas como Consult, Sisteplan e Perform, assim como softwares de gestão Tributária, Saúde, Educação já desenvolvidos. As empresas e soluções do Grupo e-Governe tornaram-se referência e contribuíram com melhores serviços prestados aos cidadãos em muitos municípios brasileiros.
Em 2010, construiu do zero a operadora Horizons Telecom para atender o mercado corporativo. Auditado pela Ernst Young, o projeto foi concebido pelo engenheiro elétrico Renato Guerreiro, primeiro presidente da Anatel, falecido em 2011. Com rede 100% fibra, preparada para a convergência, redundância em múltiplos pontos e equipamentos avançados, é destaque entre os melhores fornecedores de telecomunicações do país.
Em 2020, nasceu também a Horizons Datacenter, depois de concluída a aquisição do provedor Onda. Os serviços de comunicação em nuvem como armazenamento, backup e virtualização contribuem na transformação digital da sociedade.
Além de negócios próprios, o empresário atua como investidor, especialmente no campo da tecnologia e construção civil. O movimento mais singular foi construir o primeiro restaurante Hard Rock Café do Brasil, franquia americana presente em mais de 75 países. Fã da abordagem irreverente, autêntica e acolhedora da rede de cafés, conduziu o projeto, em funcionamento ainda hoje no Batel, em Curitiba, entre 2015 e 2018.